Páginas

Até o próximo

Até o próximo

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Viajando pela fé

Willian Vieira

Da esquerda pra direita: Fernando Alves, Lucas Ferraz,
Samuel de Lima e Igor Campos
Quatro amigos. Malas e sacolas. Equipamentos para acampar. Tudo estava pronto. Às 6h da manhã eles despertam, fazem os últimos ajustes e às 8h pegam aquele que seria o primeiro ônibus do dia. Eles saem de Brotas, no interior paulista, com destino à Socorro, mas mal sabem que a jornada durará nove horas.

Às 11h30, chegam a Campinas. Uma pausa para esperar o próximo ônibus. Enquanto isso, para não ver o tempo passar, arranjam uma forma de se entreter. “Foi muito legal jogar Uno com eles, no meio da rodoviária”, lembra Igor Campos, o que estava mais entusiasmado com a chegada. Enquanto as 14h não chegam, horário da saída do ônibus seguinte, o clima de risos e união se faz presente nos mínimos detalhes.

O último trajeto é o mais lento. Por isso, vale qualquer tentativa para diminuir a sensação de que o tempo não passa. Ainda mais quando o ônibus não dispõe de banheiro. Esperto, Fernando diz que tratou de sanar a necessidade na parada anterior.

Mas a viagem tem algo de interessante. As estradas passam em meio a inúmeras montanhas. “Até começamos a cantar ‘terei uma casa no alto do monte’...”, lembra Igor. Neles, a paisagem desperta o desejo de estar no céu.

Às 17h, eles conseguem chegar ao AcampJovem, o destino final. Mas não vieram por acaso. Eles e outros jovens chegaram – e continuam surgindo, aos montes, com o mesmo propósito: “rever amigos e passar um tempo com Deus”, nas palavras de Fernando Alves.

O quarteto surpreende e deixa claro sua condição. “Não sabemos como vamos voltar...”, lembra Fernando, ao comentar que o dinheiro dos quatro não é o suficiente para fazer o trajeto de volta. Lucas Ferraz, de apenas 13 anos, afirma que vieram “pela fé”, na intenção de ter uma experiência única que, talvez, marcará para sempre a vida de cada um. Com o pouco que sobrou, e mais algumas doações, o grupo acredita que conseguirá voltar para casa. Mas, por ora, é o que menos importa para eles.

Missão, propósito, amizade e vontade. É com esse senso que Fernando Alves, 18, Lucas Ferraz, Samuel de Lima, 21 e Igor Campos, com 15 anos, chegam ao AcampJovem. Agora, os quatro terão a oportunidade de ajudar as pessoas de Socorro com aquilo que podem oferecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário