Páginas

Até o próximo

Até o próximo

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Talento em três

Willian Vieira

Lucas, Gabriel e Felipe. Os três filhos do cantor Fernando Iglesias herdaram o talento musical do pai, formaram um trio e já lançaram seu primeiro álbum, que é voltado para o público jovem. As canções, interpretadas principalmente com violão e voz, trazem uma proposta diferente em relação a outros grupos musicais cristãos da atualidade. Já as letras são verdadeiros poemas inspirados em ideias bíblicas.

Os três estudam no Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), localizado na cidade de Engenheiro Coelho. Lucas faz o curso de Teologia, Gabriel estuda Educação Artística com habilitação em Música, e Felipe cursa o Ensino Médio.

A equipe de comunicação do AcampJovem conversou com o trio sobre a produção do cd, logo depois da apresentação dos irmãos no domingo a noite.

Como vocês compõem as músicas? Como é o processo? Sentam todos juntos?
Gabriel: O Felipe ainda não compõe, então, eu e o Lucas temos uma ideia, ou ele tem a ideia sozinho. Depois, a gente conversa sobre a ideia da letra. Então, eu vou elaborando a música. Quase todas as letras que estão no cd são do Lucas, exceto duas que são do meu pai. Fora essas, eu sempre faço a música e o Lucas faz a letra. E aí, a gente tenta variar: ou colocamos a letra na música ou a música na letra.

Na hora de escrever a letra, você se baseia somente no aprendizado teológico?
Lucas: Com certeza, mas tem muita coisa de livros. Às vezes, uma frase te dá uma ideia e vão surgindo insights a partir disso. Eu utilizo principalmente a Teologia e a Bíblia, mas frases ajudam bastante na hora de ter a ideia.

Quando ocorreu o processo de composição e gravação do cd? E como foi?
Lucas: A gente começou a compor em 2008 e, então nós começamos a gravar. Mas só conseguimos fazer isso até a metade porque o dinheiro acabou... (risos). A gravação ficou parada por cerca de um ano. Nesse período fomos preparando outras músicas, e ao mesmo tempo, juntando dinheiro. Aí conseguimos terminar o cd e graças a Deus a Novo Tempo tem distribuído nosso trabalho.

Qual a proposta do cd? É direcionado somente para jovens?
Lucas: É voltado para o público jovem, mas há um detalhe interessante, pois pessoas de outros públicos nos dizem que também têm gostado. O cd traz letras um pouco mais formuladas, sem aquela coisa da repetição exagerada. Tentamos mostrar que ser cristão é algo jovem, e nada careta, como alguns acabam pensando.

Que conselho vocês dão para quem quer começar um ministério, ensaiar, cantar, e de repente, até gravar um cd, futuramente?
Lucas: Tudo começa pelo estudo. Você precisa estudar música. Ser esforçado. Procure estar cantando e tocando com frequência. Se você quer fazer uma letra, faça em cima de uma que já existe, só pra você ir treinando. A mesma coisa pode ser feita com a música. Pegue a estrutura de uma outra canção e tente fazer algo novo baseado nela. Foi assim que a gente aprendeu. Não existe aquela coisa de “nossa, nasceu sabendo”. Tivemos muito esforço no início, e agora vamos fazendo com mais tempo.

Talvez, daqui a quatro ou cinco anos, algumas pessoas vão lembrar do AcampJovem e vão falar: “Foi nesse acampamento que eu me entreguei a Deus. Os Iglesias cantaram e as músicas deles lembram a minha entrega”. Como vocês encaram essa responsabilidade?
Lucas: Isso é a coisa principal. As pessoas lidam com profissões, mas esse trabalho vai além. Lidar com música cristã não é qualquer coisa, pois tem a ver com a vida das pessoas e com o futuro delas. Imagina só, morrer pra sempre... Não há mais nada. Acabou. Agora imagine se você pode dar a oportunidade para uma pessoa viver para sempre. Não há nada que substitua isso. A gente entende essa questão como sendo extremamente importante, por isso fazemos tudo de coração. Nós não queremos ser uma barreira que atrapalhe a Deus. Pelo contrário, procuramos apresentar músicas que atraiam os jovens e que eles renovem suas vidas por completo.

Que recado vocês deixam para os participantes do AcampJovem 2010?
Lucas: Foi muito bom passar esse tempo aqui com vocês. Uma pena que não foi muito. Mas que vocês continuem firmes na luta da vida, ao lado de Deus, em todo o tempo. Lembrem-se que Deus é maior que tudo, e é preciso deixar que Deus seja Deus em nossa vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário