Páginas

Até o próximo

Até o próximo

domingo, 14 de novembro de 2010

Louvor é essencial para o jovem adventista

Willian Vieira

Grupo Vocal Livre, dirigindo o louvor na sexta-feira
Uma das características marcantes de um grande acampamento de jovens cristãos é a música. O louvor nas reuniões gerais e momentos de reflexão, que acontecem todos os dias, traz mais vida e intensidade aos programas. Da escolha das músicas, cantores convidados, à postura das pessoas que estão à frente, tudo é muito bem estudado.

Parte do sentimento que está presente nos momentos de louvor do AcampJovem 2010 vem dos instrumentistas. A forma como conduzem as músicas pode definir se o louvor será alegre ou não. Felipe Guerra, um dos integrantes da banda responsável por conduzir estes momentos de louvor do evento, “o louvor, como qualquer expressão, é a essência da pessoa. Vem do nosso sentimento”, define.

Mas para Guerra, a música torna-se relevante – seja para quem canta, toca, ou ouve – se as letras das canções fizerem parte da experiência pessoal. “Se as músicas não têm a ver com a nossa vida, não vão ter sentido, e muito menos, poder”, lembra.
Preocupados com essa questão, os integrantes do grupo Vocal Livre, do Unasp, campus Engenheiro Coelho, entendem que é uma grande responsabilidade estar à frente de mais de mil jovens. “Todo mundo procura se concentrar no mesmo espírito de adoração e louvor. Temos que estar preparados, pois muitas pessoas irão ouvir”, declara a contralto Jaqueline Alves. O baixo do grupo, Carlos Deivis, lembra que o preparo antes do evento, seja técnico, ou espiritual, é algo “muito bem pensado” pelos integrantes.

A integração é apontada como o ponto-chave dos momentos de louvor e revela sua importância entre os jovens. Esse é o “grande lance”, encara Guerra, pois qualquer pessoa tem a oportunidade de participar. “Desde o solista ou instrumentista de melhor desempenho, até alguém que não têm boa afinação”, destaca.

O quarteto Athus, outro grupo musical que participa do Acampjovem 2010, viaja por todo o Brasil cantando em programas como esse. Ângelo Meireles, que canta primeiro tenor, enxerga que a diferença essencial do louvor realizado em acampamentos cristãos é o foco. “As pessoas estão muito concentradas no que está ocorrendo aqui. Deixaram de lado os problemas da vida cotidiana para vir a este evento. E aqui tem muita música, oração, mensagens, o que faz com que as pessoas tenham uma postura diferente no louvor”, aponta.
Mas a importância da música para o jovem adventista vai além do que acontece em eventos como esse. É comum ver pessoas lembrando-se de bons momentos passados em acampamentos anteriores, e associarem músicas específicas a cada um deles. Para Meireles, esse é o principal motivo que os incentiva a prosseguir cantando ao longo dos anos. “Temos dificuldades na vida pessoal, mas quando ouvimos as pessoas nos contarem que entregaram a vida a Deus através de nossa música em um evento, não tem preço”, alegra-se.

Nenhum comentário:

Postar um comentário