Páginas

Até o próximo

Até o próximo

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Fotos da Abertura

Viajando pela fé

Willian Vieira

Da esquerda pra direita: Fernando Alves, Lucas Ferraz,
Samuel de Lima e Igor Campos
Quatro amigos. Malas e sacolas. Equipamentos para acampar. Tudo estava pronto. Às 6h da manhã eles despertam, fazem os últimos ajustes e às 8h pegam aquele que seria o primeiro ônibus do dia. Eles saem de Brotas, no interior paulista, com destino à Socorro, mas mal sabem que a jornada durará nove horas.

Às 11h30, chegam a Campinas. Uma pausa para esperar o próximo ônibus. Enquanto isso, para não ver o tempo passar, arranjam uma forma de se entreter. “Foi muito legal jogar Uno com eles, no meio da rodoviária”, lembra Igor Campos, o que estava mais entusiasmado com a chegada. Enquanto as 14h não chegam, horário da saída do ônibus seguinte, o clima de risos e união se faz presente nos mínimos detalhes.

O último trajeto é o mais lento. Por isso, vale qualquer tentativa para diminuir a sensação de que o tempo não passa. Ainda mais quando o ônibus não dispõe de banheiro. Esperto, Fernando diz que tratou de sanar a necessidade na parada anterior.

Mas a viagem tem algo de interessante. As estradas passam em meio a inúmeras montanhas. “Até começamos a cantar ‘terei uma casa no alto do monte’...”, lembra Igor. Neles, a paisagem desperta o desejo de estar no céu.

Às 17h, eles conseguem chegar ao AcampJovem, o destino final. Mas não vieram por acaso. Eles e outros jovens chegaram – e continuam surgindo, aos montes, com o mesmo propósito: “rever amigos e passar um tempo com Deus”, nas palavras de Fernando Alves.

O quarteto surpreende e deixa claro sua condição. “Não sabemos como vamos voltar...”, lembra Fernando, ao comentar que o dinheiro dos quatro não é o suficiente para fazer o trajeto de volta. Lucas Ferraz, de apenas 13 anos, afirma que vieram “pela fé”, na intenção de ter uma experiência única que, talvez, marcará para sempre a vida de cada um. Com o pouco que sobrou, e mais algumas doações, o grupo acredita que conseguirá voltar para casa. Mas, por ora, é o que menos importa para eles.

Missão, propósito, amizade e vontade. É com esse senso que Fernando Alves, 18, Lucas Ferraz, Samuel de Lima, 21 e Igor Campos, com 15 anos, chegam ao AcampJovem. Agora, os quatro terão a oportunidade de ajudar as pessoas de Socorro com aquilo que podem oferecer.

AcampJovem transforma Centro de Exposições em cidade

Aline Ramos

Antes da abertura do AcampJovem 2010, uma equipe de aproximadamente 100 pessoas começou a organizar o evento. Do dia 12 a 15 de novembro atividades sociais serão realizadas por jovens voluntários da região ao redor de Socorro, cidade que abrigará o evento. Ao todo, 1.500 participantes vão ocupar os 10 mil m² do Recinto de Exposições e Eventos João Orlando Pagliusi.

Aos poucos, pontos coloridos tomam conta do gramado, são as barracas dos acampantes, que durante 4 dias terão a disposição 20 mil litros de água e 2 poços artesianos. Água suficiente para matar a sede, cozinhar e garantir o banho diário. Para a alimentação 12 cozinhas foram montadas para acabar com a fome destes jovens.

A programação do AcampJovem contará com uma equipe de comunicação que fará a divulgação interna e externa do que está rolando neste acampamento. Por meio do blog do evento, www.acampjovemapac.blogspot.com, qualquer um poderá acompanhar as atividades realizadas. As novidades também serão postadas no twitter @socorro911. Para a divulgação interna, uma rádio foi montada para informar todos os participantes e um jornal diário será produzido pela equipe de vídeo.

Toda essa programação não aconteceria sem a equipe de som e iluminação. São 1.000 m² de cabos, 5 mil Watts de som e 20 mil watts de iluminação. Ao todo, 1.200 Kg de equipamentos. Tudo preparado e montado para esse evento que reunirá serviço voluntário e aventura.

Jovens Adventistas prometem animar Socorro

Raquel Derevecki

Atividades comunitárias, recreativas, sociais e espirituais. Essas são as principais motivações dos 1.500 jovens que chegaram à cidade de Socorro nas últimas horas para participar do Acampjovem 2010, no Recinto de Exposições e Eventos João Orlandi Pagliusi. Eles representam cerca de 80 cidades paulistas e prometem aproveitar muito bem o tempo “fora de casa”.
No caso de Paulo Muniz, da cidade de Engenheiro Coelho, os próximos dias foram separados para as novas amizades, o crescimento espiritual e a participação em todas as atividades comunitárias proporcionadas pelo evento. “Afinal, nós somos a Geração Esperança“, afirma.

Objetivos semelhantes empolgaram outros líderes, que fizeram todo o possível para trazer jovens para o acampamento. No caso de Águas de Lindóia, muita propaganda foi necessária. De acordo com a líder de jovens Soraia Selem, convencer o pessoal foi complicado, já que alguns não gostam de dormir em barracas e pretendiam participar de outro evento, neste feriado prolongado, onde estariam acomodados em chalés. Mesmo com a concorrência de atividades, Soraia animou seu pessoal e trouxe para Socorro 80% dos jovens que lidera. “A mãe de uma das meninas até falou que a filha estava tão empolgada que parecia estar indo para o seu casamento”, lembra.

Se todos os jovens estiverem animados como os de Águas de Lindóia, os próximos quatro dias ficarão marcados na cidade de Socorro, que verá centenas de moças e rapazes pelas ruas da cidade arrecadando alimentos, alertando sobre os cuidados para prevenção da dengue, plantando árvores e distribuindo o livro “Tempo de Esperança”.

De acordo com o pastor Alceu de Assis Filho, organizador do evento, esses jovens animados podem ter certeza de que o tempo “fora de casa” valerá a pena, pois essas atividades aliadas ao louvor a Deus e aos temas que serão apresentados no programa vão aproximá-los mais do céu. “Será uma aventura espiritual”.

Chegada AcampJovem - Fotos